:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Nasa divulga imagens inéditas para comemorar os 35 anos do Telescópio Espacial Hubble

Equipamento foi lançado ao espaço em 1990 e, anos depois, segue ativo como um instrumento de observação confiável

Conexão Record News|Do R7

O Telescópio Espacial Hubble completou 35 anos no mês de abril e, para celebrar a data, a Nasa divulgou imagens inéditas obtidas pelo equipamento. Os novos registros incluem uma visão de Marte, a vibrante nebulosa planetária formadora de estrelas Roseta e a galáxia espiral NGC 5335.

O telescópio acumula quase 1,7 milhão de observações de aproximadamente 55 mil alvos astronômicos. Lançada ao espaço em 1990, o equipamento foi descrito como uma “nova janela para o universo” e, anos depois, segue ativo como um instrumento de observação confiável, produzindo novas imagens e expandindo as perspectivas sobre o Universo.

Em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (2), Rodolfo Langhi, professor doutor do Observatório Didático de Astronomia da Universidade Estadual Paulista de Bauru, explica a importância do Hubble, já que ele “trouxe uma quantidade enorme de conhecimento, porque o ponto de vista dele é bem diferente” do que é obtido da superfície do planeta Terra.

Segundo o especialista, o fato do equipamento estar em órbita ajuda na captação de imagens sem a interferência da atmosfera terrestre, que prejudica a qualidade da observação. “Por isso que o Telescópio Espacial Hubble está fazendo, mesmo com 35 anos, grande descobertas ainda hoje”, conclui.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.