Motta e Alcolumbre recebem presidente de Angola no Congresso
Encontro acontece durante a Semana da África no Brasil
Brasília|Do R7

Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), respectivamente, receberam, nesta quinta-feira (22), o presidente de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, no Congresso Nacional. O presidente angolano encontrou os dois presidentes separadamente.
O encontro acontece durante a Semana da África no Brasil e durante o evento 2° Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. Na sexta-feira (23), o presidente angolano vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
LEIA MAIS
Durante o encontro com Motta, o paraibano lembrou que, em 1975, o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola. “A diplomacia parlamentar da Câmara deve ser uma ferramenta para construir um futuro mais próspero para todos os brasileiros e queremos avaliar os meios para melhorar essa parceria”, avaliou.
Lourenço ressaltou a importância do Congresso para as relações bilaterais e defendeu os acordos de cooperação nas áreas de agricultura, pecuária e energia. Neste ano, o país completa 50 anos de independência.
Alcolumbre elogiou as relações econômicas e de amizade entre os dois países e destacou que a Angola pode contar com o Brasil. “Ainda temos muito o que avançar”, afirmou.
Por fim, Lourenço agradeceu a recepção brasileira e destacou que o Brasil sempre foi companheiro da Angola. “Para além das afinidades da língua e da cultura, da história e do cruzamento dos povos, nunca é demais recordar que o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola”, declarou.
Durante o encontro com Alcolumbre, o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), diplomatas e servidores do Itamaraty participaram da reunião com o presidente angolano.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp